O ENUCOMPI

Em 2008, nascia na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, o Encontro Unificado de Computação em Parnaíba (ENUCOMPI) , organizado por professores pesquisadores das instituições de ensino de Informática/Computação. Sua meta era de contribuir para a troca de experiências, buscando a união dos acadêmicos; no fortalecimento da parceria no desenvolvimento da educação e da informática; e no incentivo à produção de trabalhos científicos ligados à área de tecnologia. Com a adesão da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação no Piauí, o ENUCOMP se consolida como referência no eixo Norte-Nordeste do Brasil na área de Computação. Após 13 anos, se transforma em Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI) com realização de forma itinerante em todo o estado.

O ENUCOMPI vem unindo as instituições de ensino na área de Informática/Computação no estado do Piauí: a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP). São parceiros do projeto a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Faculdade Maurício de Nassau (FMN), o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Estácio CEUT), o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFPI), o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba (DELTA TICs), o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE), o Instituto Cais Digital – Floriano e a Nave Aceleradora – Picos.

Em edições anteriores pode proporcionar aos seus participantes, publicações em revistas indexadas como na Revista IEEE América Latina (indexada CAPES Qualis B2), a Revista Brasileira de Computação Aplicada (indexada CAPES Qualis B3), Revista de Informática Aplicada (RIA) e da Revista Learning & Nonlinear Models (L&NLM). Em 2014 foi realizado o I Workshop Piauiense de Pós-Graduação em Ciências Computacionais que pretendeu reunir trabalhos de dimensões multidisciplinares e divulgar na comunidade acadêmica as pesquisas realizadas, assim como interagir com pesquisadores de outros Programas e Instituições. Na 6ª edição, destaque para os profissionais das empresas Oracle Brasil e ThoughtWorks Brazil, ambas de São Paulo, que tiveram representantes palestrando no evento. Foram realizados workshops de Robótica, Jogos Eletrônicos e Inovação, Ciência e Tecnologia. A edição 2015 trouxe a Inovação e o Empreendedorismo como elementos norteadores do evento. Parceria mantida com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE permitiu, em paralelo a programação do ENUCOMP 2015, a Feira do Empreendedorismo 2015, um dos maiores e mais esperados eventos de empreendedorismo do Brasil. Dentre seus produtos foram realizados a Corrida de Startups, direcionado a novos produtos para o segmento do Turismo, e a Zona Empreendedora, com espaço para validação de modelos de negócios e apresentações de pitchs.

Em 2016, o ENUCOMP foi evento satélite do WebMedia 2016, evento nacional realizado em Teresina-PI. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é uma excelente oportunidade de intercâmbio científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. A programação do WebMedia 2016 foi bem diversificada e contou com sessões técnicas de apresentação de artigos científicos, workshops, minicursos e palestras. Na edição dos 10 anos (2017), o evento incluiu treze palestras, com temas sobre redes neurais, diagnóstico por imagem, internet das coisas, m-health, data science, privacidade, inovação e empreendedorismo. Além disso, o evento oferece doze minicursos com assuntos relativos à virtualização de redes, roteamento dinâmico, processamento digital, TVDi, linguagem Go, robótica, computação em nuvem, Android, dentre outros. O ENUCOMP 2017 conseguiu montar mais uma vez um excelente Comitê de Programa, composto por quase cinquenta pesquisadores e professores de renomadas universidades e empresas de todas as cinco regiões brasileiras, para realizar a arbitragem de artigos por pares. Como consequência, foram recebidos mais de 130 trabalhos, sendo selecionados apenas 79 para apresentação no evento. Os artigos versam sobre mais de 20 áreas da computação, com destaque para Computação Gráfica, TV Digital, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Informática Médica e Internet das Coisas.

O ENUCOMPI 2018, realizado no campus Amilcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Floriano-PI, aconteceu entre os dias 07 e 09 de novembro, onde os participantes do evento puderam desfrutar de uma programação bem dinâmica e diversificada, com mostra de robótica, fórum de empreendedorismo e inovação, mesa redonda sobre a falta de inovação nas universidades, minicursos nas mais variadas temáticas da Computação e palestrantes nacionais renomados com temas sobre pesquisa, negócios digitais, computação forense, empreendedorismo e aprendizado móvel. Foram mais de 130 autores que expuseram seus trabalhos na décima primeira edição do ENUCOMPI. Registramos 27 trabalhos completos, 10 artigos curtos e 08 capítulos de minicursos. Já em 2019, o XII Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI 2019), foi realizado como evento satélite da VII Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS-PI), sendo realizados na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no período de 12 a 14 de novembro de 2019, na cidade de Teresina – Piauí. A ERCAS tem por objetivo disseminar, discutir as metodologias e promover a integração entre professores, alunos e profissionais que atuam com tecnologias aplicadas a área de saúde.

Imprimir