CHAMADA DE ARTIGOS
A VIII Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí (ERCEMAPI 2020) tem como objetivo disseminar o conhecimento técnico e científico sobre temas e assuntos de vanguarda na área de Computação. A escola busca incentivar a produção, publicação e disseminação de material técnico, didático e científico de alta qualidade. É um fórum de integração entre coordenadores de curso, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e representantes dos setores governamental, industrial e de serviços dos Estados do Maranhão, Ceará, Piauí e demais regiões. Nesta sua oitava edição, a ERCEMAPI resgatará uma jornada de sucesso iniciada em 2007. Esse resgate visa consolidar a ERCEMAPI como um evento de referência nos Estados do Maranhão, Ceará e Piauí e região. Além disso, o evento colabora e contribui com a consolidação dos Programas de Pós-Graduação da região num momento em que todos os três estados possuem programas de Pós-Graduação em Computação nos níveis de Mestrado e Doutorado.
As Escolas Regionais são eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma das maiores sociedades científicas do país com atuação diversa em questões nacionais relativas à Computação. A ERCEMAPI é organizada por um comitê composto por representantes institucionais da SBC em Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados. A Realização da ERCEMAPI 2020 ficará a cargo da Secretaria Regional SBC Piauí, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Ciência da Computação – Associação UFMA-UFPI (DCCMAPI). A escola será realizada em conjunto com o XIII ENUCOMPI (Encontro Unificado de Computação do Piauí), que congrega instituições, professores e estudantes na área de Informática e Computação do estado do Piauí.
INFORMAÇÕES AOS AUTORES
Os artigos devem ser submetidos, seguindo rigorosamente o formato definido pela SBC, disponível aqui, SEM identificação dos autores. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de avaliação duplamente cega (double blind review process) e serão julgados segundo sua relevância técnico-científica, adequação ao evento, estrutura, qualidade do texto, resultados apresentados, dentre outros aspectos. O artigo deverá ser submetido exclusivamente de forma eletrônica pelo sistema JEMS, acesse aqui. Alguns aspectos adicionais que devem ser observados quando da preparação e submissão dos artigos são:
- Todos os artigos devem ser submetidos no formato Adobe PDF;
- Os artigos deverão ser escritos em inglês ou português;
- Os artigos deverão ter de 6 a 8 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências;
- No artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados;
- Os autores deverão omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo. As informações de autoria devem ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS da SBC;
- Na versão final do artigo, caso aceito, os dados dos autores e filiações deverão ser incluídos;
- Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1);
- Todo e qualquer submissão de artigo para a ERCEMAPI 2020 deverá ser feita exclusivamente em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS;
- A aceitação de um artigo implica que pelo menos um dos seus autores irá se inscrever no evento para apresentá-lo presencialmente em sessão técnica oral ou de pôster.
TEMAS DE INTERESSE
O evento possui tópicos de interesse geral, abrangendo as principais áreas da Computação e Informática, relevantes no contexto do Estado do Maranhão, Ceará e Piauí. Os seguintes os temas são considerados:
- Análise de Aprendizagem;
- Avaliação de Desempenho;
- Arquitetura de Computadores;
- Banco de Dados;
- Ciência de Dados;
- Computação em Nuvem;
- Computação Gráfica;
- Educação em Informática;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Engenharia de Software;
- Gestão de Tecnologia da Informação;
- Inclusão Digital;
- Informática na Educação;
- Informática Pública;
- Informática Industrial;
- Inteligência Artificial;
- Interação Humano-Computador;
- Internet das Coisas (IoT);
- Jogos e Gamificação;
- Mineração de Dados;
- Otimização;
- Processamento de Imagens;
- Qualidade de Software;
- Reconhecimento de Padrões;
- Redes de Computadores;
- Robótica;
- Segurança da Informação;
- Sistemas de Informação;
- Sistemas Distribuídos e Computação Móvel;
- Sistemas Hipermídia, Multimídia e Web;
- Sistemas Operacionais;
- Software Livre.
- Bioinformática.
PREMIAÇÃO
Todos os artigos aceitos para compor a programação da ERCEMAPI 2020, que forem devidamente apresentados durante o evento, serão, mediante assinatura do Termo de Autorização de Publicação , disponibilizados no SBC OpenLib (SOL) , portal de publicações e conteúdos digitais da SBC, com devido registro de selo ISSN. O Comitê Técnico Científico anunciará durante o evento os 05 (cinco) melhores artigos apresentados durante o evento. Os autores desses artigos garantirão também a sua publicação de versões estendidas (pelo menos 30% de novidade) de seus respectivos trabalhos em edição especial da Revista de Sistemas e Computação (RSC) , Qualis B5 Capes. Artigos redigidos na língua inglesa terão prioridade na indicação à RSC.
DATAS IMPORTANTES
Submissão de Artigos: 28 de junho de 2020 05 de julho de 2020 13 de julho de 2020
Notificação de Aceitação: 27 de julho de 2020 10 de agosto de 2020 13 de agosto de 2020
Envio da Versão Final: 10 de agosto de 2020 20 de agosto de 2020
Notificação de Aceitação: 27 de julho de 2020 10 de agosto de 2020 13 de agosto de 2020
Envio da Versão Final: 10 de agosto de 2020 20 de agosto de 2020
Envio do Termo de Autorização de Publicação: 20 de agosto de 2020
Inscrição dos Autores: 31 de agosto de 2020COORDENAÇÃO DO COMITÊ DE PROGRAMA
Rodrigo de Melo Souza Veras (UFPI)
Robson da Silva Siqueira (IFCE)
Francisco Glaubos Nunes Climaco (UFMA)