PALESTRAS
Palestra A
10 de setembro - 19 às 20 horas
Educação Empreendedora para Inovação
Resumo:
Palestrante: Heloisa Menezes
Graduada em Economia pela PUC Minas e mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ, atualmente, ocupa o cargo de diretora técnica do Sebrae. Enquanto secretária do Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2011-2014), coordenou a Política Industrial do Governo Federal - Plano Brasil Maior; o Conselho de Competitividade de Petróleo, Gás & Naval e o Inovar Auto, política automotiva brasileira. Ocupou anteriormente os cargos de diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), superintendente do Instituto Euvaldo Lodi-MG; gerente de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); diretora técnica do Instituto Metas; diretora de Planejamento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento de Minas Gerais. Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de política industrial, inovação e tecnologia. Longa experiência no planejamento, implementação e avaliação de estratégias corporativas e políticas públicas voltadas para a política industrial e tecnológica, gestão da inovação, empreendedorismo e desenvolvimento local. Experiência e habilidades em liderança, formação de equipes, relações institucionais e governamentais, transformação digital, ecossistema de startups. Apaixonado pela inovação e pela capacidade que ela tem de mudar vidas.
Palestra B
10 de setembro - 20 às 21 horas
Mentoria para Inovação e Geração de Valor
Resumo:
Palestrante: Henri Cardim
Henri Cardim é Presidente Fundador da HFC Consultoria & Associados, focado em Líderes de alta performance e Sucessores. Consultor Empresarial, professor em MBA de Marketing e Executive Leader Coaching, Master Mentoring, Trainer & Coach Kahler Brasil, Leadership Abilities and Building High Performance Teams – Rockford College – Illinois, USA, Palestrante de Liderança e administrador de empresas. Pós-graduado em Consultoria Organizacional, (UFRGS/RS), Gestão em Negociação (ESPM/RS), MBA em Gestão Empresarial (FGV/SP), Especialização em Marketing (ESPM/SP), Estratégia e Excelência Empresarial (FDC – Fundação Dom Cabral/SP). Colaborador ativo da Exame.com, Revista Gestão e Negócios entre outros. Especialista em equipes de alta performance. Ao todo, são mais de 20 anos de vivência no mercado corporativo, multinacionais de consumo e serviço. Como empresário, Henri já esteve no comando de negócios de varejo de alta complexidade, luxo e commodities. Sua meta é gerar riqueza e fazer a diferença positiva na vida e carreira dos Líderes.
Palestra C
11 de setembro - 18 às 19 horas
Aplicação de Ciência de Dados na Cadeia Logística
Resumo: Apesar do crescimento expressivo no Brasil, o setor logístico ainda tem muito a melhorar quando comparado a grandes economias mundiais. Nesta palestra dar-se-á uma visão geral dos objetivos, das atividades e das soluções da Loggi Tecnologia Ltda nesse contexto. A Loggi, estabelecida em 2013, é uma das Unicórnios no Brasil, com soluções inovadoras e relevantes na área de logística, com forte base em tecnologias digitais. A Loggi tem se posicionado, de maneira inédita, para ser a solução de logística, facilitando o crescimento de um novo comércio no Brasil, com economia, agilidade e confiabilidade. Já se atinge um número significativo de cidades do Brasil e já foram realizadas mais de 45 milhões de entregas. Até 2021, o objetivo é conectar todos os brasileiros, cobrindo 100% dos municípios. E almeja-se atingir cinco milhões de entregas por dia até o fim de 2025. O desenvolvimento e evolução de soluções de software na Loggi é feito com forte base em evidências, a partir de análises de dados históricos com base em ferramental de ciência de dados. A solução de roteirização é um elemento central na cadeia logística. Nesta palestra será apresentada uma visão geral das soluções Loggi e um caso de estudo – “Projeto de Otimização de Rotas” - que foi a solução vencedora do primeiro programa de “Ciência de Dados para Todos” (Data Science for All, ou DS4A, pela sigla em inglês) desenvolvido pelo SoftBank Group International e Correlation One. Para saber mais sobre a Loggi, acesse: loggi.com/venha.
Palestrante: André Paim
André Paim Lemos é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2003 e tem mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica com ênfase em Inteligência Artificial pela mesma universidade. Entre os anos de 2011 e 2018 ele atuou como professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Durante esse período ele lecionou disciplinas de graduação e pós graduação nas áreas de Automação, Sistemas Distribuídos, Programação em Tempo Real, Inteligência Computacional e Aprendizado de Máquina; orientou diversos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado; publicou mais de 70 artigos em periódicos e anais de congressos na área de Inteligência Artificial; e participou de projetos de P&D relacionados à aplicações de Mineração de Dados e Inteligência Artificial em problemas industriais financiados por empresas como Petrobras, CEMIG, Gerdau, CHESF, entre outras. Atualmente ele trabalha como Head de Data Analytics na Loggi, onde coordena projetos de gestão e análise de dados, nas áreas de Business Intelligence, Engenharia de Dados e Ciência de Dados. Atualmente ele também atua como Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade de Campinas (Unicamp).
Palestrante: Gabriela Surita
Gabriela de Castro Surita é formada em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2018 e é mestranda no programa de Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela mesma universidade. Atualmente atua como Gerente de Engenharia na Loggi, coordenando uma equipe de desenvolvimento centrada em soluções de roteirização e desenho de malha logística. Membro da equipe vencedora com o “Projeto de Otimização de Rotas de Last-mile” do primeiro programa de “Ciência de Dados para Todos” (Data Science for All, ou DS4A, pela sigla em inglês) desenvolvido pelo SoftBank Group International e Correlation One.
Palestra D
11 de setembro - 19 às 20 horas
Visão Computacional e Deep Learning: de concepções acadêmicas a aplicações industriais
Resumo: Nesta palestra serão apresentadas pesquisas recentes desenvolvidas no IvisionLab envolvendo Visão Computacional e Deep Learning. Para além dos métodos concebidos no escopo de mestrados e doutorados, o prof. Luciano Rebouças conduz investigações com vistas às aplicações industriais com os métodos concebidos. Serão discutidas as recentes publicações de novos métodos na área de Visão Computacional e Aprendizagem de Máquina utilizando Deep Learning.
Palestrante: Luciano Rebouças
Doutor em Engenharia Elétrica e de Computadores, pelo Instituto de Sistemas e Robótica, Universidade de Coimbra, Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharel em Ciência da Computação. Professor associado no Dept. de Ciência da Computação, no Instituto de Matemática e Estatística, UFBA, e líder do Intelligent Vision Research Lab. Especialista na área de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens, atuando principalmente nas áreas de: detecção de objetos em imagens 2D e 3D e segmentação de imagens.
Palestra E
12 de setembro - 17 às 18 horas
TCC STARTUP: transformando Trabalhos de Conclusão de Curso em Negócios Inovadores
Resumo: Na graduação, o aluno leva em média dois anos de trabalho para o desenvolvimento de projetos de conclusão do curso, seja em formato de monografia ou de TCC. No mestrado e doutorado, a dedicação é ainda maior para a elaboração da dissertação e da tese, respectivamente. E o que acontece com todo esse conhecimento produzido nas universidades? Em geral, é encadernado e ganha as prateleiras de bibliotecas das instituições. Foi pensando em aproveitar os trabalhos de conclusão de curso para fomentar a cultura empreendedora que Geraldo, professor da UniSul, criou o TCC Startup. O primeiro modelo do TCC Startup foi criado em 2015 ainda como um protótipo. A proposta é fazer com que os alunos respondam à pergunta-problema dos TCCs elaborando um modelo de negócios para o desenvolvimento de um produto ou serviço. Após a segunda etapa do processo, a prototipação, os alunos que desejarem dar continuidade aos trabalhos têm à disposição o auxílio do iLab, laboratório de inovação e empreendedorismo da universidade, para experimentação, validação de mercado, estruturação prática do negócio – formação de equipe, registro de CNPJ – e a fase final, de ganho de mercado e escala da solução. Em 2016, a iniciativa foi levada também aos cursos de mestrado e doutorado da UniSul com o objetivo de transformar teses, dissertações e pesquisas em produtos que possam ser comercializados.
Palestrante: Geraldo Campos
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC,Brasil) Mestre em Administração (UNISUL, Brasil); Especialista em Gestão Cultural (Scuola di Ravello, Itália); Formação em Educação Empreendedora (Babson College, USA); Formação em BSC para a Inovação Social (Universidad de Guadalajara, México); Especialista em Desenvolvimento Humano (UCAM, Brasil); Graduado em Educação Física e Esportes (UDESC, Brasil). Professor de pós-graduação e graduação da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, nas áreas de Inovação, Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Competências e Gestão de Carreiras. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC/UNISUL; Coordenador do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL; Conselheiro do INAITEC – Instituto de Apoio à Inovação e Tecnologia da Palhoça. CEO do Studio Sapienza. Palestrante, consultor e mentor nas áreas de Promoção da Inovação, Gestão Empresarial, Educação Empreendedora, Desenvolvimento de Novos Negócios e Ambientes e Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo. Vencedor do Prêmio Nacional ENDEAVOR de Educação Empreendedora de 2016, com o case TCC Startup: Transformando Trabalhos de Conclusão de Cursos em Negócios Inovadores.
Palestra F
12 de setembro - 18 às 19 horas
Inteligência Artificial e Empreendedorismo: passado, presente e futuro
Resumo: Considerando o avanço da Inteligência Artificial e a grande quantidade e diversidade de dados sendo criados diariamente, as aplicações são inúmeras e variadas. A área de Ciência de Dados ganha destaque especial na busca de conhecimento embutido em dados e textos. Assim serão apresentadas a evolução do impacto IA e Empreendedorismo em especial as novas possibilidades em Análise de Sentimentos, Sistemas de Recomendação e Inteligência Analítica via análises exploratórias, agrupamentos e visualização. A evolução da Inteligência Artificial aliada as atitudes empreendedoras que têm ganhado destaque, viabilizam uma grande reflexão sobre o diferencial competitivo para o mercado de trabalho.
Palestrante: Solange Rezende
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica - São Carlos pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é membro comissão da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - Porto Alegre e professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data mining, mineração de textos, mineração de dados, inteligência artificial e regras de associação.
Palestra G
12 de setembro - 19 às 20 horas
Startup Birdie: Inteligência Artificial para análise de comportamento de consumo
Resumo: A Birdie entrega às empresas uma visão granular e completa da experiência dos clientes com sua marca, produtos e pontos de venda (on e offline) durante toda a jornada de compra. Com isso, elas podem tomar decisões mais centradas no cliente para melhorar seus produtos, campanhas, atendimento e mais. A Birdie foi criada em 2018 com o objetivo de amplificar a voz dos consumidores em seu relacionamento com as marcas, permitindo que as empresas tomem decisões de negócio de forma mais eficiente e com isso melhorem a experiência de seu cliente. Para isso, geramos insights práticos sobre a experiência dos consumidores com produtos, marcas e canais de vendas durante sua jornada de compra, ajudando nossos clientes a tomar decisões de negócios inteligentes com base na voz do cliente. Nosso principal diferencial é nossa equipe: profissionais apaixonados e com experiência em dados, experiência de consumo e insights. Nosso time está crescendo e está distribuído em diferentes lugares como Palo Alto (EUA), Miami (EUA), São Paulo, São Carlos, Florianópolis e outras cidades.
Palestrante: Everton Cherman
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2008). Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - USP / Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC (2013) com estágio sanduíche no exterior na Aristotle University of Thessaloniki - AUTh (2012) e pós-doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase nos seguintes tópicos: Aprendizado de máquina; Aprendizado supervisionado; Aprendizado multirrótulo; Aprendizado ativo; Aprendizado hierárquico; Aprendizado semissupervisionado; Mineração de textos; Mineração de dados médicos; Mineração de séries temporais; Classificação de imagens; Desenvolvimento mobile; Desenvolvimento web; Infraestrutura na nuvem.